História do Teatro!

14 de abr. de 2010

Você também acha que o teatro nasceu na Grécia, com as tragédias românticas?! Ahá... estamos aqui para te mostrar que o teatro é muuito, mas muuuito mais antigo!

O teatro surgiu na sociedade primitiva, mais ou menos quando surge a linguagem dos desenhos. Situou-se na história? Eles acreditavam que a ‘dança imitativa’ tinha poderes sobrenaturais, como ritos religiosos...

Com o tempo, esses ritos foram ganhando espaço, criando dimensões enooormes, tornando-se grandes rituais. Os principais rituais aconteceram no final do séc. VI e início do séc. V a.C., na Grécia. Foi a partir daí que o teatro surgiu como forma artística, libertando-se um pouco do religioso. Por isso ligamos tanto o teatro de hoje à Grécia. Claro, existiam regras!!! Tudo deveria girar ou passar pelo Estado e Igreja.

Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), as formas dramáticas bases são a comédia e a tragédia. Mas isso a gente já sabia, né!? O que não sabia é que eles são evoluções dos ditirambos. Os ditirambos são peças onde uma parte é narrativa e a outra é canto, como musicais. Foi com os ditirambos que surgiram os primeiros diálogos entre personagens, ação na história e, assim, os primeiros textos teatrais! Mára né!? :D

Atualmente, temos quatro tipos de gêneros dramáticos:

A tragédia, nascida na Grécia, segue três características: antiga, média e nova. É a representação viva das paixões e dos interesses humanos, tendo por fim a moralização de um povo ou de uma sociedade.

A comédia representa os ridículos da humanidade ou os maus costumes de uma sociedade; segue, também, três vertentes: a política, a alegórica e a moral.

A tragicomédia é a transição da comédia para o drama. Representa personagens, ilustres ou heróicos, praticando atos irrisórios.

O drama (melodrama) é representado acompanhado por música. No palco, são representados episódios complicados da vida humana, como a dor e a tristeza, combinados com o prazer e a alegria.

7 comentários:

Rodrigo de Barros Nogueira disse...

Interessante! Será que duelos do coliseu seriam algo que envolviam teatro? Acho que não, tendo em vista, acho eu, que não haviam textos, mas de certa forma havia um roteiro, pois os "guerreiros" tinham de entrar e lutar com os animais! E o povo gostava! :)

Hora de Comunicar disse...

Olá galera do DIPLOARTE..
Nós do blog Hora de Comunicar estamos divulgando a vocês o lançamento do nosso desafio, valendo um livro da área da arquivologia..
Segue o link:

http://bloghoradecomunicar.blogspot.com/2010/04/brasilia-50-anos-participe-e-concorra.html

Sintam-se convidados..
Até mais..

Kiane Rezende disse...

Legal, galera, os posts mais recentes sobre teatro =)

Thays Rodrigues disse...

Já assisti Assexuados 2.0. O grupo é bom, mas falta roteiro, achei sem graça e olha que riu com muuuita facilidade.

Beijoss

Thaiane Honda disse...

Poxa... tava super afim de ir assistir!!! Desanimei agora... =/

Matheus Brito disse...

Vai assistir peça do G7 minina, é riso na certa ou o seu dinheiro de volta!!

Matheus Brito disse...

O rodrigo paga a volta!! Mas agarantimos as risadas!!

Postar um comentário

 
Diploarte © 2010