A importância da educação no Brasil
“Investir na educação, ampliando vagas públicas e reforçando a qualidade do ensino, é o caminho para o avanço econômico e social do País.”
Aldair Rizzi
A esperança de um futuro melhor deve ser depositada na educação. Ela consiste uma das alternativas disponíveis para facilitar a conquista de um emprego. Foi estudado e comprovado que os salários crescem de acordo com o aumento da escolaridade.
Mas torna-se cada vez mais difícil, para a maioria da população, sonhar com o ingresso em instituições públicas de ensino superior. A concorrência aumenta vertiginosamente e a quantidade de vagas não cresce proporcionalmente à procura. Para piorar toda a situação, muitos professores abrem mão de suas carreiras por causa da dificuldade que existe em sobreviver com os baixos salários.
Faltam investimentos para os pesquisadores, para adequar a infra-estrutura das Universidades, faltam salas, materiais, recursos didáticos. Além de tudo isso, professores que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de suas carreiras científicas e ao ensino (com mestrados, especializações, doutorados, pós doutorado) não recebem em seus salários o valor equivalente a tanta dedicação. Os governantes e até mesmo a população esquecem que os professores são os formadores de cidadãos.
Poderemos considerar as posições assumidas, pelo governo, como verídicas quando ele realmente valorizar os profissionais. É preciso tomar decisões e colocá-las em prática.
Em termos de autenticidade e veracidade, não adianta o governo se resguardar, tomar decisões e atitudes legais, registrá-las de maneira autêntica para garantir “a plenitude de sua função administrativa” e não garantir que as informações sejam verídicas. A população não agüenta mais, os estudantes não agüentam mais, os professores não agüentam mais.
Preocupemo-nos em formar verdadeiros cidadãos. E o que esperar do futuro se não o melhor?
(Thai)
(Thai)
0 comentários:
Postar um comentário