Shakespeare existiu?

28 de mai. de 2010


Por que existem dúvidas sobre a autoria das peças de Shakespeare?

Sabe-se muito pouco sobre a vida desse ator e escritor inglês, considerado o maior dramaturgo de todos os tempos. Os registros se limitam a documentos de batismo, casamento, testamento, escrituras de terras, impostos e recibos – além de referências em textos de seus contemporâneos. Para completar, ele não era creditado como autor em suas primeiras peças e, nos documentos citados, seu sobrenome aparece também com outras grafias: Shaksper, Shaxpere, Shagspere, Shakespere, Shackspeare e Shake-Speare. A autoria de suas 37 peças e 154 sonetos começou a ser a questionada no século XIX por estudiosos que preferiam atribuí-la ao filósofo e político Sir Francis Bacon (1561-1626).

No século XX, surgiu outra turma, para quem o real autor seria Edward de Vere (1550-1604), Conde de Oxford – mas algumas das mais importantes peças de William Shakespeare (1564-1616) foram escritas depois da morte de De Vere. “Não existem provas de que outra pessoa teria escrito as obras shakespearianas. Esses questionamentos parecem, na verdade, ter nascido de um ponto de vista extremamente elitista, segundo o qual os textos são tão sofisticados que só poderiam ter sido escritos por um nobre e não por um homem do povo”, diz John Milton, professor de literatura inglesa da USP.

por Lu Gomes


E você querido leitor, acredita que Shakespeare existiu? Se sim, acha que é verdadeira a imagem dele na primeira imagem. Ou é como eu (matheus), que acha que ele não existiu, e sim um grupo criou esse nome, e seria mais plausível a segunda imagem para Willian Shakespeare? Comente

6 comentários:

André Porto Ancona Lopez disse...

Feedback:
O blog começou bem focado na questão dos arquivos, mas sem muita interface com o teatro. Depois ele passa a ser uma espécie de revista cultural de teatro, com algumas tarfefas de diplomática entremeadas. As coisas precisam ficar mais articuladas. Visual e navegabilidade (apesar de algumas implicâncias pessoais minhas) 100%.
PS: blog-vó é a mãe!

Thays Rodrigues disse...

Demorei, mas cheguei ;)
Então...o blog está muito bom.
• A disposição dos marcadores e as suas divisões são claras e de fácil acesso.
• Particularmente, não gosto do layout, vocês tem um tema bem interessante e poderiam transparecer melhor isso.
• Desenvolvam as atividades e as postagens lembrando do trabalho final, escolham os documentos, não deixem pra última hora.
• Criticaram o blog-mãe em relação ao elevado número de postagens por página, o de vocês já acho que tem pouco, isso torna a navegabilidade morosa.
• Nas primeiras atividades foram bem criativos, mantenham isso.

Beijosss

Matheus Brito disse...

.Documentos estão escolhidos há muito tempo, já falamos com o André quais seriam no início do semestre;

.A idéia de poucas postagens por página, 2, é para ficarem juntas com os marcadores, não ficar muito abaixo deles;

.Layout, estamos criando um novo, nenhum dos que existe nos atende com esse tema, mas como isso não é ensinado em sala de aula, e duvido que qualquer tutor saiba como fazer, está demorando mais do que gostaríamos para trocá-lo;

Agradecido,

Matheus

ester disse...

OLÁ, GALERA!!!!
SOMOS DO GRUPO PODE BEIJAR A NOIVA, E VIEMOS AVISAR QUE O NOSSO ENDEREÇO MUDOU!!!

www.podebeijaranoivaa.blogspot.com

até mais

Matheus Brito disse...

Beleza Ester!!

Thays Rodrigues disse...

Ok Matheus. Se já escolheram os documentos, ótimo. Acontece que não tem nada no blog indicando que isso foi feito. E a questão do layout foi apenas uma opinião, fica a critério de vocês atender ou não e falando nisso, o layout está bem melhor.
Abraços...

Postar um comentário

 
Diploarte © 2010