Uma mensagem a todos os membros de I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia
O fazer arquivístico não pode prescindir de uma reflexão oriunda da Academia, assim como essa mesma reflexão se alimenta da práxis cotidiana dos egressos ou dos profissionais habilitados pela sua própria experiência.
Os desafios da contemporaneidade, sendo demasiados complexos para os objetivos de uma única disciplina, não deixam, no entanto, de se dirigir ao nosso campo de conhecimento. Particularmente quando nos interpelam sobre o tratamento da cultura material da qual fazem parte os arquivos. Uma parte significativa da memória dos povos repousa sobre os documentos de arquivo. Isso, por um lado, nos encoraja na busca constante de uma competência específica, ao tempo em que também nos assusta, tamanha é nossa responsabilidade e exigência de engajamento. De toda forma, como os Antigos, podemos sempre recorrer aos deuses ou, no nosso caso, a uma deusa, Séchat, deusa dos arquivos que, sabiamente, protegia os escribas, ou –, o que sabemos nós sobre o pensamento dos deuses? – simplesmente, os escritos?
Assim, evocando os egípicios, agradecemos ao jovem Gabriel, filho da nossa colega Eliane Braga de Oliveira, que soube expressar tão sabiamente o espírito do nosso Encontro. A logomarca que ele concebeu chama-se Triskle, um antigo símbolo indo-europeu, utilizado por povos germânicos e gregos, além dos celtas. Para estes últimos, o Triskle representava as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio. A marca proposta para o evento, diz o sábio Gabriel, “representa a tríade passado, presente e futuro, que perpassa toda a prática arquivística; e a tríade ensino, pesquisa e extensão, que deve ser contemplada na formação do arquivista”. Para nós, representa, também, a tríade “sonho, reflexão e trabalho coletivos”, signos da I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia.
Um ótimo evento a todos nós! Nossas boas vindas aos colegas e participantes de outros estados.
Georgete Medleg Rodrigues
Presidente da Comissão Organizadora
Com vontade de ir?!
A gente também!!!
Nos encontramos, então, hoje na Biblioteca Nacional (pertinho da Rodoviária de Brasília), ás 19h 30.
Até!
Com vontade de ir?!
A gente também!!!
Nos encontramos, então, hoje na Biblioteca Nacional (pertinho da Rodoviária de Brasília), ás 19h 30.
Até!
1 comentários:
Quem não foi, perdeu!
Maas, ano que vem no RJ!! °/
Uhuuuuuuuu!! Simbora cambada! :D
Postar um comentário