Glossário

29 de abr. de 2010





Arquivologia - Área do conhecimento humano que estuda os arquivos e os documentos arquivísticos produzidos, recebidos e/ou acumulados no decorrer das atividades de uma instituição, visando estabelecer as práticas e princípios para gestão do conhecimento.

Autenticidade - É a Capacidade de se provar que um documento é o que diz ser. (Macneil, 2000).

Diplomática - Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística)

Documento - Qualquer objeto de valor documental (fotografias, peças, papéis, filmes, construções etc) que elucide, instrua, prove ou comprove cientificamente algum fato, acontecimento, dito etc (Dicionário Houaiss)

Teatro - É uma forma de arte em que um ator ou conjunto de actores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Teatro é também o termo usado para o local onde há jogos, espectáculos dramáticos, reuniões, apresentações, etc. (Wikipedia)

Tipo Documental - A denominação que recebe o documento de acordo com uma função para um qual ele foi criado.

Tipologia Documental - Estudo dos tipos documentais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Diploarte © 2010