Qual é a relação entre futebol e teatro?

15 de jun. de 2010

Uhuuuuuu!! BRASIL! BRASIL! BRASIL!
GANHAMOS de 2 x 0 da Coréia do Norte... Que jogão heim!?

Mas e ai!? Sabe me dizer se existe relação entre o teatro e o futebol? Qual seria essa relação?

Ahhh... tá com dúvida né!? Existe relação sim. Não acreedita!? Então vamos à um texto de Diego Albuck e depois você me diz o que acha de tudo isso, belê?

"Alguém já reparou o quão o futebol e o teatro têm coisas em comum? O futebol é uma arte espetacular onde os jogadores atuam como se estivessem num grande palco. A direção fica a cargo do treinador que supervisiona e dirige à montagem do elenco. Para preparar o espetáculo existem os treinos em que o técnico faz os ensaios com alguns quesitos importantíssimos tais como: a alteração de algumas posições, testes e correções de alguns atores entre outras. Tudo isso para que tudo saia com exatidão na estréia.

Chegado o grande dia quando todos os refletores estão acesos e as cortinas se abrem (ops! desculpem) os portões se abrem e o tablado todo armado, agora está tudo pronto para começar o show. A grande torcida é o público que encara a peça com ânsia e temor, pois não se sabe o script do jogo, daí chega um ponto de difusão, pois nem mesmo atores, diretores e público conhecem o enredo e principalmente o desfecho, uma das qualidades excepcionais do futebol, visto que a história é escrita conforme o decorrer da partida.

Quando os craques da bola entram em cena a emoção começa, os ânimos se alteram e se dividem os papéis, os protagonistas e antagonistas, certo de que cada torcida tem seus vilões e mocinhos. O personagem que comanda o roteiro é o juiz, uma vez que ele é quem lidera as cenas (as jogadas) e qualquer encenação fora do cenário futebolístico, podendo acarretar em expulsões ou advertências. O futebol, muitas vezes, causa uma dualidade de emoções. Ora se confunde com a comédia dell´art contendo algazarras, gritos de torcidas, outrora como um drama shakespereano capaz de causar medos e instâncias, conforme já dizia Nelson Rodrigues: “A mais sórdida pelada é de uma complexidade shaskespereana”. Essa nuance se mistura sob a influência direta da platéia, que opina e xinga atos que não ocorrem no círculo teatral. O gol é o principal momento de êxtase do público, onde no teatro seria o ápice da cena, ocasião crucial de aprovação da torcida e que logo o transforma em aplausos. Porém se o resultado não agradar, a crítica é ferrenha e cruel que pode advir em demissões e/ou substituições de atores, fatores estes que contribuem para melhoria do próximo espetáculo. Este novo espetáculo com alterações é sempre um novo show, pois a história se reescreve novamente.

Com isso não quero afirmar que o futebol e o teatro são idênticos, mas que se identificam. Porque ninguém vê um jogo de futebol parado, pois assim não teria graça, esta é a maior qualidade desta arte. Porém não podemos esquecer que o teatro é um jogo, um jogo de persuasão, um jogo de atores, ele amplia a visão e os instrumentos de quem o “joga”. Por fim, finalizo com uma frase de Daniel Piza (colunista do Estado de São Paulo) “o futebol tem teatro, mas não é teatro”."

E ai!? O que achou de tudo isso? Concorda? Discorda? Algum erro que queira comentar? Então comenta vaaaaaii!
Deixamos questões pra vocês: Como analisariam, diplomaticamente falando, uma bola de futebol (drrr!) utilizada na COPA 2010 pelos jogadores brasileiros? E o texto, quanto a veracidade e autenticidade?

Uhuuuuuu!! BRASIL! BRASIL! BRASIL!

12 comentários:

André Porto Ancona Lopez disse...

2 x 0 ???

Achei que o espaço para discutir veracidade fosse no blog-Mãe...

Agora já foi. Não vale mudar. O post vai ficar com informação inverídica, porém permanecerá autêntico. Se corrigir o placar para 2x1 a informação estará correta, porém o post não mais será autêntico....

Esse grupo... tsc, tsc. tsc...

Confunde mãe com avó, quintal com garagem, e um com zero. Só não pode confundir autenticidade com veracidade...

Parabéns pelo novo visual!

Fabi disse...

Só queríamos ver se vc tava atento prof! ;)
kkkkkkkkk
Tá que os outros foram meus.. :S maas...rs

BEM que podia ter sido 2 x 0 meeeesmo!
O Joguinho triste esse :S

Pedro Davi disse...

Se depender das faltas que o Neymar "sofre", futebol e teatro são um.

Matheus Brito disse...

Jogo horroroso!!

Rodrigo Ávila disse...

Aquilo lá tava mais era pra filme de terror...

Albuck disse...

Olá ao pessoal do DIPLOARTE!

Primeiro quero agradacer pela cordialidade e pela explanação do meu texto de forma bem lúdica e divertida. O entralaçamento dos assuntos veio de um pulsar por ambas a artes (Teatro e Futebol) e estreitar uma relação, apesar que pequena, dessas formas de expressão.

MUITO OBRIGADO!!

Beijos e Abraços a todos.

Diego Albuck

Matheus Brito disse...

Valeu por aparecer por aqui Diego, muito bom o seu texto!!

Se escreveu mais coisas sobre teatro, por favor, coloque os links deles, certamente será uma leitura agradável.

Abraço

Maria disse...

PAREM DE ENGANAR AS PESSOAS COM POSTAGENS ENGANOSAS E IDIOTAS

Lamentável e irresponsável esse tipo de postagem sem noção. Feito para confundir e enganar as pessoas. Futebol definitivamente NÃO é Arte.
Vá estudar e ter mais embasamento epistemológico. RESPEITE o TEATRO, a área de ARTE, os profissionais de Artes e os Artistas. Porque já temos problemas demais com um conselho oportunista e anti-ético da Educação Física que vem tentando nos usurpar e se apropriar ilegalmente das competências dos Artistas.

Enfim POSTAGEM enganosa

Maria disse...

E mais quem é você e qual a sua formação?

Maria disse...

Vocês NÃO formação muito menos competência para escrever e falar sobre teatro. TENHAM ética. Respeitem quem é profissional de Teatro de Verdade.
POSTAGEM IRRESPONSÁVEL. VERGONHA!!!

Maria disse...

E sim sou graduada em Teatro. Diferente de Vocês SOU profissional de Teatro, não tento enganar as pessoas me passando por profissionais de Arquivologia. Portanto vocês como profissionais de Arquivologia deveriam ter mais vergonha na cara, Pois não tem o direito de tentar se passar de forma ENGANOSA POR PROFISSIONAIS DE TEATRO. ESCREVENDO BOBAGENS. RESPEITEM o TEATRO!!! Respeitem a formação em Teatro.

Maria disse...

Vergonhoso ver alunos de arquivologia escrevendo bobagens sobre Teatro na internet. Vocês deviam ter VERGONHA, e serem processados.

Postar um comentário

 
Diploarte © 2010