1. Levando em consideração que o corinthiano comprou sua camisa na Feira do Paraguai e que a estrela maior do símbolo estampado representa o título mundial discutido pelos torcedores, responda os seguintes pontos:
a) A camisa do corinthiano é diplomática e legalmente autêntica? Justifique.
b) A camisa tem autenticidade histórica? Justifique. (Busque na net algo relativo ao Mundial FIFA 2000)
A)Partindo-se do pressuposto de que a camisa foi comprada na feira do Paraguai e que este local não vende produtos autênticos ou comumente chamados de não verdadeiros, não se pode inferir que o produto é autêntico, muitos menos que ele passou pelos requisitos mínimos de produção oficial na fábrica responsável, no caso a Nike. Em suma, trata-se de uma cópia inautêntica.
B) O Campeonato Mundial foi organizado pela FIFA em 2001 no Brasil. Os times participantes deveriam ter sido campeões nas suas respectivas disputas dentro de cada país. Apesar de nunca ter conquistado um titulo intercontinental, o Corinthians foi convidado ao torneio e não obstante o venceu. Por uma série de motivos, a FIFA não organizou o campeonato no ano seguinte (2001), o que de certa forma prejudicou a tradição do campeonato e sua notoriedade. Desta forma podemos considerar que a camisa não tem autenticidade histórica, pois o Corinthians não obedeceu aos critérios corretos para ingressar no mundial. O que não desfavorece a autenticidade histórica do evento. Ele foi organizado pela instância maior no que tange ao futebol.
2. Partindo da situação hipotética de que o flamenguista comprou a sua camisa aqui, e que ao chegar em casa o torcedor percebeu que a mesma estava marcada com o símbolo abaixo, responda os seguintes questionamentos:
a) A camisa do flamenguista é diplomática e legalmente autêntica? Justifique.
b) A camisa tem autenticidade histórica? Justifique. (Busque na net algo relativo à Copa União de 1987)
A) Como a camisa do flamenguista foi comprada na Loja Oficial do Flamengo, podemos afirmar a sua autenticidade. O produto preenche os requisitos necessários para que possa ser validada.
B) Quanto à autenticidade histórica... Em 1987 a Copa União (nome dado ao Campeonato de 1987) foi divida em dois grupos pela CBF: o verde, sendo vencido pelo Flamengo e o amarelo vencido pelo Sport. A grande discussão gira em torno de quem foi realmente o campeão. O Clube dos Treze afirma ser o Flamengo o vencedor, porém a CBF também acha o mesmo do Sport. Com estas análises e percebendo o peso das afirmações tanto da CBF como do Clube dos Treze, podemos considerar a camiseta autêntica e verídica, onde as estrelas representam os cinco campeonatos vencidos no Brasil e o Mundial de Clubes.
4 comentários:
Resposta bem desenvovida e articulada. Gostei =)
Ahh...só uma ressalva...na feira do Paraguai vende alguns produtos autênticos sim...lá tem lojas oficias de celular e de brinquedos...não sei se tem de algum outro gênero porque ainda não consegui conhecê-la toda, sempre fico perdida e ando nos mesmos lugares =D
;*
Thays, tem muitos produtos autênticos mas não verídicos.
Já que os "coreanos" trazem por baixo dos panos, e como é moda não entregar nota fiscal, o que caracterisa que o produto não teve o trâmite correto digo que não são verídicos.
Matheus,
o trâmite está vinculado à autenticidade e não à veracidade. O que vc se refere é a questão de ser verdadeiro/falso (como produto), e não verídico.E vc bem sabe q esta característica está inserida na análise de conteúdo.
Abraços
"Coreanos", "Chineses", "Turcos"... só não tem brasileiro lá. hahhaha
Mesmo sabendo que o trâmite é característica externa e não interna do documento, que trata a veracidade escrevi isso, não sei direito o que pensei na hora, mas queria relacionar alguma coisa da nota fiscal com a veracidade, nota fiscal não né, pois eles não pagam impostos e dão só um recibo.
Valeu pela correção!!!
Agora eles contratam brasileiros para intermediar a negociação, brasileiros não dão descontos, ou então não ganham nada, compre com os coreanos!! XD
Postar um comentário